Image Map




14/02/2012

Marchinhas.

Postado por Luk . 14.2.12





















E quem achou  que eu não iria fazer mais outras coias relacionadas ao carnaval, se enganou meu bem, pois eu estou ferozmente ativo agora, não vou dar sossego não. E hoje para que o Confeito da Moda não passe em branco nem sem nenhuma folia vamos a uma set list de marchinhas mais populares rodadas a muito tempo no nosso país, e que são uma delicia pular e cantar junto com a galera ao redor na maior alegria.

A primeira é Allá-la-ô,, criada por Harold Lobo e Nássara em 1940, a marchinha que caracteriza o calor que fazia aqui no Brasil na época de carnaval. Em seguida e muito conhecida é Cachaça, feita por um trio de amigos Mirabeau Pinheiro, Lúcio de Castro e Heber Lobato em 1953, que mostrava ser uma letra onde nada mais era importante do que a bebida, nem mesmo o amor importava. E quem nuca cantou Aurora? Composição de Roberto Roberti e Mário Lago em 1940, a letra por mais louca que seja retrata talvez uma mulher que mentia para seu marido, ou talvez seria uma traição? E olha a  Cabeleira do Zezé, por João Roberto Kelly e Roberto Faissal de 1963, que faz uma sátira a uma pessoa dos cabelos longos indagando se é homem ou mulher, uma marchinha muito conhecida e engraçada. E Abre Alas porque Chiquinha Gonzaga a primeira mulher a compor uma musica de carnaval, quebrando totalmente o tabu e a supremacia dos homens nas marchinhas. Compositora dessa marchinha em 1899 primeiramente com a melodia compôs finalmente a letra. Seguindo a lista vem Ô Balance por Braguinha e Alberto Ribeiro de 1963 e depois regravado por Gal Costa, uma música que fala sobre a morena para dar um balance. Cantado por Carmen Miranda, Mamãe eu Quero de composição de Juraraca e Vicente Paiva de 1936. Saca-Rolha foi uma composição curta mas muito engraçada, de composição de Zé da Zilda, Zilda do Zé e Waldir Machado de 1953 retrata uma pessoa que no carnaval vai se afogar de tanto beber. E por fim e acho que a mais conhecida de todas é, Me Dá Um Dinheiro Aí do trio de irmão Ferreira, Ivan Ferreira, Homero Ferreira e Glauco Ferreira de 1959 e cantando logo por Macyr Franco.

Então depois desse trololó todo tenho certeza, que mesmo não gostando muito alguma coisa você há de gostar, até porque o clima de carnaval é tão certeiro que contagia muito fácil todas as idades do mundo, se quiserem aproveitar aí embaixo poderão curtir mais um pouco de cada marchinha que falei, segue ai a lista abaixo e aproveitem Confeiteiros! 


Allá - La - Ô.


Cachaça.


Aurora.


Cabeleira do Zezé.


Abre Alas.


Ô Balance.


Mamãe Eu Quero.


Saca - Rolha.


Me Dá Um Dinheiro Aí.

Share/Bookmark
Image Map Image Map